Conceito da cor - a cor está associada à percepção da luz
emitida, difundia ou reflectida pelos objectos através do sistema de visão do
ser humano, sendo que a cor faz parte das características dos objectos, mas que
esta depende das características das fontes de luz que o iluminam, da reflexão
da luz produzida pela sua superfície e das características sensoriais do
sistema de visão humano, os olhos.
Conceito de luz –
a luz é composta por uma variedade de ondas electromagnéticas com diferentes
comprimentos de onda, no entanto é apenas detetada e interpretada pelo sistema
de visão humana se o comprimento de onda pertencer ao intervalo de 380 a 780
nm. Os diferentes comprimentos de onda constituem o espectro de luz visível e
que estão associados a diferentes cores.
São os olhos os sensores da visão, ou seja, após a luz
atravessar a íris e ser projectada na retina, a interpretação da cor é
totalmente processada pelo cérebro humano. Desta forma deparámo-nos com dois
tipos de visão, podendo este ser do tipo Escotópica e Fotóptica:
Visão Escotópica – é
assegurada por um tipo de bastonetes existentes na retina que são sensíveis ao
brilho e não detetam a cor, ou seja, são sensíveis à alteração da luminosidade
mas não aos comprimentos de onda da luz visível. Este tipo de visão é mais
utilizado durante a noite ou em ambientes escuros por o olho passar a ser mais
sensível ao azul.
Visão Fotópica – é o
termo científico que se dá à visualização das cores por parte do olho humano e é
assegurada por um conjunto de três tipos diferentes de cones existentes na
retina e que são sensíveis à cor, ou seja, aos comprimentos de onda visível. Em
cada olho existem cerca de 5 milhões de cones, sendo que na retina, os cones se
distribuem da seguinte forma: 64% distingue os vermelhos, 32% distingue os
verdes e os últimos 2% distinguem os azuis.
Modelo Aditivo –
neste modelo, a ausência de luz ou de cor corresponde à cor preta, enquanto que
a mistura dos comprimentos de onda ou das cores vermelha, verde e azul indicam
a presença de luz ou da cor branca. Desta forma o modelo explica a mistura dos
comprimentos de onda de qualquer luz emitida.
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhqmTlyRfH64PjbSD7HA49guWY7cIFjtI4XA-5XpsCPgQzHZxi2fCacAMqH_6jcWhE8NbsI5_pPbvKF0fcnMntP780ZzhoPtoQlXDRmLIIfg9KlNlc2MzMXduUNI3p_HBorhbqnKyy7EMc/s320/CMYCORES%5B1%5D.gif](file:///C:/Users/pedro/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image002.jpg)
Modelo RGB:
Caracterização – é um modelo aditivo, que
descreve as cores num sistema digital como uma combinação das três cores
primárias, ou seja, o vermelho, o verde e o azul.
No sistema digital qualquer cor é representada por um
conjunto de valores numéricos, podendo cada uma das cores do modelo RGB ser
representada pelos seguintes valores e nos vários formatos:
·
Decimal: de 0 a 1;
·
Inteiro: de 0 a 255;
·
Percentagem: de 0% a 100%;
·
Hexadecimal: de 00 a FF.
Este modelo pode ainda ser representado por um cubo em que
as cores se encontram divididas pelos seus vértices, sendo estes denominados
numericamente por valor decimal e valor inteiro, como por exemplo:
·
Preto: (0,0,0);
·
Branco: (1,1,1);
·
Azul (B): (0,0,1);
·
Vermelho (R): (1,0,0);
·
Verde (G): (0,1,0).
Aplicações – as
aplicações deste modelo estão relacionadas com a emissão de luz transmitida por
equipamentos electrónicos como é o exemplo dos monitores ou ecrãs de televisão.
As cores emitidas pelos ecrãs e monitores são apenas as que o olho humano é
capaz de captar, ou seja, vermelho, verde e azul, que quando combinadas geram
milhões de cores.
Imagem Digital – é
uma representação discreta constituída por píxeis. O píxel (picture elemento) é
geralmente um quadrado ou a unidade elementar de brilho e cor constituinte duma
imagem digital.
A resolução de uma imagem é entendida como a quantidade de
informação que a imagem contém por unidade de comprimento, ou seja, o número de
píxeis por polegada, ppi. A resolução de uma imagem não determina só o nível do
detalhe como os requisitos de armazenamento da mesma. Por isso, quanto maior a
resolução da imagem, maior o tamanho do ficheiro de armazenamento também.
O nível de detalhe depende directamente da informação de
cada píxel, sendo cada um codificado de acordo com a cor e o brilho que
representa.
Profundidade da cor –
indica o número de bits usados para representar a cor de um píxel numa
imagem. Este valor pode ser também designado por profundidade de píxel e é
definido por bits por píxel (bpp).
O quadro seguinte mostra a relação entre o
número de bits e o número de cores que podem ser produzidas. Mostra também os
respectivos modelos de cor e padrões gráficos utilizados em monitores e placas
gráficas.
Profundidade de cor (nº de bits)
|
Nº de cores produzidas
|
Qualidade da cor
|
Padrão gráfico
|
1
|
21=2
|
Preto e branco
|
Monocromática
|
2
|
22=4
|
Cores de 2 bits
|
CGA (Color Graphics Adapter)
|
4
|
24=16
|
Cores de 4 bits
|
EGA (Enhanced Graphics Adapter)
|
8
|
28=256
|
Cores de 8 bits
|
VGA (Vídeo Graphics Adapter)
|
16
|
216=65536
|
Cores de 16 bits
(High Color)
|
XGA (Extended
Graphics Array)
|
24
|
224=16777216
|
Cores de 24 bits
(True Color)
|
SVGA (Super VGA)
|
32
|
232=4294967296
|
Cores de 32 bits
|
SVGA (SuperVGA)
|
A profundidade da cor das imagens varia com o número de
cores presentes na imagem.
Indexação de cor – consiste
em representar as cores dos píxeis por meio de índices de uma tabela (Lookup
Table). As cores desta tabela são conhecidas como cores indexadas, porque estão
referenciadas pelos números de índice que são usados pelo computador para
identificar cada cor.
Enquanto que uma imagem RGB é definida separadamente por
valores de vermelho, verde e azul para cada píxel numa imagem, uma imagem de
cor indexada cria uma tabela que define um número de cores predefinidos e cada
píxel é definido por um índice de cor dessa tabela.
Exemplo:
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijsBIl9fSZamDLGETanTB5fSk1xI4FuKdIMLhXs1H3HlQ7CVW68nGkCAW4XYWwskr7xCZS7PnA_F3A4leNAxgRSnnwll4ln6Gp74U4SMOpWk49JSAe9tSBarxrZ2DF6ht2cpJx0_8daB6U/s1600/Sem+T%25C3%25ADtulo7.png](file:///C:/Users/pedro/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image004.jpg)
Paleta de cores – utiliza-se
para designar qualquer subconjunto de cores do total suportado pelo sistema
gráfico do computador. Pode ser também designada por mapa de cor, mapa de
índice, tabela de cor, tabela indexada ou tabela de procura de cores (Lookup
Table – LUT). Cada cor dentro da paleta identificada por um número (índice).
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg8WyAE95sVygpsSBf83p8TultcDVpro0wUhYXESi6bC8CC3Vwvdy0c-5Ea_ZktEFANvkbLINivEKo9eUA4GZRTzZFw7Fyx_-47sStUcP-o2vxAiFd37AEOQF_9647ZliL34e1rPxbrcA41/s1600/flash009_clip_image007.jpg](file:///C:/Users/pedro/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image005.jpg)
A utilização de paletas de cor permite diminuir o tamanho
dos ficheiros de imagens, porque apenas são armazenadas em memória as cores
utilizadas.
Complementaridade de
cores – uma cor complementar de uma cor primária é a cor que se encontra
quando é efectuada uma rotação de 180 graus num anel de cor.
![https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhF4iWFAdjO-tu0HRSMCFtfSWdBU5127bS9X3ABEQJX6319aTSLZsrT0CZ9IWSOZsfoRNfCf7NyITZLhcQqvqpa1zDTAWf1EAIOeQxqhYs5ZphU0-okPBPSuxvQboUSRnk-FHCyY6-wsFcW/s1600/Sem+T%25C3%25ADtulo8.png](file:///C:/Users/pedro/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image007.jpg)
Modelo CMYK:
Caracterização – é
constituído a partir do modelo CMY em
que foi acrescentado a cor preta. É um modelo subtractivo, pois as cores são
criadas para redução de outras á luz que incide na superfície de um objeto,
descrevendo as cores como uma combinação das três cores primárias, azul ciano,
magenta e amarelo. A cor preta foi adicionada ao modelo por
ser mais fácil a sua obtenção quando impressa em papel do que recorrendo á
mistura de cores.
O modelo baseia-se na forma como a Natureza
cria as suas cores quando reflecte parte do espectro de luz e absorve outros.
As cores primárias do modelo CMYK são as cores secundárias do RBG e as
cores primárias de RDB são as cores secundárias de CMY.
![](file:///C:/Users/pedro/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image009.jpg)
Aplicações - é utilizado em impressão em papel,
utilizando as cores do modelo CMY e a tinta preta (K) para realçar os tons de
preto e cinza.
Utiliza-se em impressoras, fotocopiadoras, pintura e
fotografia, onde os pigmentos de cor das superfícies dos objectos absorvem
certas cores e reflectem outras.
Modelo HSV:
Caracterização
– é definido
pelas grandezas tonalidade (Hue), saturação (Saturation) e valor (Value).
Baseia-se na perceção humana da cor do ponto de vista dos artistas plásticos,
pois estes combinam a tonalidade com elementos de brilho e saturação. Desta
forma, o modelo HSV é mais intuitivo de utilizar do que o modelo RGB por ser
mais fácil manusear as cores em função dos tons e das sombras do que apenas
como combinações de vermelho, verde e azul.
Tonalidade (Hue) é a cor pura com saturação e
luminosidade máximas. A tonalidade permite fazer a distinção das várias cores
puras e exprime-se num valor angular entre 0 e 360 graus.
![](file:///C:/Users/pedro/AppData/Local/Temp/msohtmlclip1/01/clip_image010.jpg)
Saturação
(Saturation) indica a maior ou menor intensidade da tonalidade, ou seja, indica
se a cor é pura ou esbatida (cinzenta). Uma cor saturada ou pura não contém a
cor preta nem a cor branca. A saturação é utilizada para descrever a vivacidade
e pureza da cor e em termos técnicos descreve a quantidade de cinzas numa cor.
Exprime-se num valor percentual de 0 a 100%, em que o 0% indica a inexistência
de cor ou a aproximação aos cinzentos e o valor 100% indica uma cor saturada ou
pura.
Valor (Value)
indica a luminosidade ou brilho de uma cor, ou seja, se uma cor é mais clara ou
mais escura, indicando a quantidade de luz que a cor contém. O termo
luminosidade está relacionado com a luz reflectida, enquanto que o termo brilho
está relacionado com a luz reflectida, sendo que o termo brilho está
relacionado com a luz emitida. Esta grandeza indica a quantidade de preto
associado à cor e exprime-se num valor percentual entre 0 e 100%, em que o 0%
indica que a cor é muito escura ou preta e o valor e o valor 100% indica uma
cor saturada ou pura.
Aplicações – é amplamente usado para gerar gráficos
de computador de alta qualidade. É usado também para seleccionar várias cores
diferentes.
Modelo YUV:
Caracterização
– este modelo
tem em conta a característica que mais nenhum modelo tem, ou seja, uma
propriedade da visão humana que é mais sensível ás mudanças de intensidade da
luz do que da cor.
Este modelo foi criado a par do desenvolvimento da
transmissão de sinais de cor de televisão, baseado na luminância permite
transmitir componentes de cor em menos tempo do que seria necessário se fosse
utilizado o modelo RGB. Guarda a informação de luminância separada da
informação de crominância ou cor.
Graças a este modelo é possível representar uma imagem a
preto e branco utilizando apenas a luminância e reduzindo bastante a informação
que seria necessário em outro modelo.
Aplicações - O
modelo YUV é adequado às televisões a cores, porque permite enviar a informação
da cor separada da informação de luminância. Assim, os sinais de televisão a
preto e branco e de televisão a cores são facilmente separados. O modelo YUV é
também adequado para sinais de vídeo. Este modelo permite uma boa compressão
dos dados, porque alguma informação de crominância pode ser retirada sem
implicar grandes perdas na qualidade da imagem, pois a visão humana é menos
sensível à crominância do que à luminância.
Cores em HTML
– As cores presentes em páginas web normalmente utilizam o modelo RGB.
Inicialmente, os monitores apenas permitiam uma paleta limitada de 256 cores
RGB, porém, actualmente os monitores e placas gráficas que proporcionam uma
profundidade de 24 bits já permitem o uso de 16,7 milhões de cores. No entanto
existem outros dispositivos que permitem visualizar documentos em HTML e que
possuem uma capacidade cromática ainda mais limitada como é o caso dos
telemóveis. Por essa mesma razão é recomendada a utilização de um conjunto de
216 cores e não de 256. Este conjunto de 216 cores resultou da necessidade de
os sistemas operativos necessitarem de reservar um conjunto de cores, das 256
iniciais, para o desenho das suas interfaces gráficas. Este conjunto de 216
cores é considerado um conjunto de cores seguras para a web porque é garantido
que sejam visualizadas correctamente em todos os sistemas sem serem alteradas.
Esta paleta com 216 cores seguras foi definida por uma combinação de vermelho,
azul e verde usando apenas os 6 códigos hexadecimais.
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